A PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, ORIENTA AOS PRODUTORES RURAIS DE CERRO AZUL, QUE DEVIDO PROXIMIDADE DA SAFRA 2022/2023, É NECESSÁRIO O AGRICULTOR ESTAR ATENTO A INCIDÊNCIA DE PRAGAS QUE PODEM ATINGIR OS POMARES.

Publicado em: 17/02/2023 17:40

Dentre estas, destaca-se a mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae), uma praga polífaga (se alimenta de diversas culturas agrícolas). Estima-se que a praga pode representar até 20% de perda no pomar.

A praga tem uma grande capacidade de reprodução. Estudos mostram que cada fêmea pode colocar até 400 ovos, com uma taxa de nascimento de até 70% (280). Sendo assim, é uma praga que se reproduz rapidamente. Em condições de temperaturas mais elevadas, a mosca tende a acelerar seu ciclo, sendo assim, em menos tempo, adultos fêmeas estarão criando mais larvas, que acarretarão em mais ataque as culturas agrícolas.

Uma das ferramentas mais importantes é o monitoramento da praga, por parte do produtor rural. Levando em conta a importância do tema, a Secretaria de Agricultura montou um guia fácil para o produtor interessado montar a estratégia de monitoramento, que deve ser feito de forma antecipada, a fim de orientar a estratégia de manejo.

Mais informações podem ser consultadas na Secretaria Municipal de Agricultura.